
Ibá-guaçu
Revista CientÃfica
SOBRE A REVISTA
Missão
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias/MA - SEMECT, buscando promover pesquisas cientÃficas, institui a Ibá-guaçu Revista CientÃfica, no formato on-line, com a finalidade de divulgar artigos cientÃficos das diversas áreas do conhecimento que se relacionem, seja do ponto de vista conceitual ou prático, com o universo da educação. Com periodicidade semestral, a Ibá-guaçu Revista CientÃfica tem como missão divulgar artigos cientÃficos originais que contribuam para o entendimento amplo de fenômenos que perpassam o âmbito da educação, propondo a expansão do debate de natureza teórica e/ou empÃrica de questões que mobilizam a produção e recepção do conhecimento.
Justificativa do tÃtulo da revista
Em Tupi-Guarani, babaçu é chamado de ibá-guaçu. Com fins alimentÃcios, medicinais, energéticos e artesanais, os resultados da utilização da palmeira e do fruto são sempre positivamente apreciados. No Maranhão, o babaçu é a base econômica das comunidades extrativistas. Das conquistas, da beleza, do saudosismo poético, do verde; enfim, dessa fonte de recursos que é o babaçu, quer-se aqui o seu substrato simbólico e multÃplice como indicativo para a designação nominal deste periódico. De disposição profusa e abordagem plural, a Ibá-guaçu Revista CientÃfica se propõe como espaço para que professores das diversas áreas bem como outros profissionais com pesquisas que interceptam o prisma da educação possam publicar seus artigos cientÃficos.
Concepção
Tendo em vista a relevância da interdisciplinaridade, serão aceitos artigos advindos de pesquisas de profissionais com formação em todas as licenciaturas, bacharelados e nos cursos de tecnólogos, desde que a temática abordada perpasse, em alguma instância, o âmbito da educação.
​
Periodicidade
A Ibá-guaçu Revista CientÃfica, com seção única composta por artigos cientÃficos, terá publicação semestral.
​
​
Processo de avaliação por pares
Os artigos serão submetidos ao sistema de pareceristas duplo-cego e devem seguir rigorosamente as normas de formatação da revista. Cada artigo passará por 02 (dois) pareceristas que serão convidados de acordo com as suas especialidades de pesquisa e que tenham afinidade e/ou experiência com o tema do artigo a ser analisado.
Os artigos não podem estar identificados com dados dos autores, caso esteja identificado será obrigatória a interrupção da avaliação.
Os artigos serão encaminhamos a dois avaliadores, que farão a avaliação sem ter acesso à identidade dos autores.
Os artigos poderão ser considerados aptos para publicação, aptos para publicação mediante correções obrigatórias ou rejeitados.
O resultado da avaliação será submetido aos autores pelo e-mail fornecido na inscrição da revista e, havendo necessidade, será estabelecido prazo para revisão. As decisões dos avaliadores atinentes ao conteúdo dos artigos que lhes forem submetidos, notadamente a avaliação do valor cientÃfico e contribuição ao diálogo acadêmico, são soberanas. Não haverá a identificação de avaliadores.
​
​